Sob orientação da Epidemiologia

Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes nos eventos associados à saúde coletiva, consegui conduzir esta investigação. Para essa ciência, tempo, espaço físico, pessoa e estrutura social são pontos de vista sob os quais se estudam os fatores determinantes que interagem na saúde de uma população. Fatores sociais ligados à cultura, religião, organização social e condições sócio-econômicas também participam dessa interação.
A investigação de fenômenos naturais e sociais obriga a utilização de métodos e ajuste dos recursos disponíveis. As experiências dos indivíduos devidamente sistematizadas, têm tido papel importante no desenvolvimento do conhecimento teórico e este por sua vez tem orientado as práticas dos seres humanos ao longo da história. Assim os primeiros homens da ciência, valeram-se da sistematização de manifestações vivenciais transcendentes para a humanidade, com o fim de fixar bases teóricas da ciência através da interação, entre o conhecimento sensorial e o conhecimento lógico. A investigação científica em qualquer área do conhecimento tem como finalidade a descrição, explicação e predição dos fenômenos.
Seguindo este modelo descrevo a seguir os achados que interagiamm no mundo dessas mulheres, suas memórias que identificam épocas e utilizando suas próprias palavras, como tem sido feito até agora em vários momentos da dissertação, descrevo o dia dia de labuta doméstica, da cozinha, da limpeza da casa e da lavagem de roupas, associados com o trabalho da roça, narrados em conjunto com as lembranças da infância, do casamento, da relação familiar, das festas, das doenças e seus métodos de cura, das transformações com a saída dos homens quando embarcados, e a briga da Companhia.