A partir da década de 40 os homens foram atraídos pelo grande crescimento da baixada Santista e através da pesca embarcada, os primeiros moradores da região tomaram contato com Santos. Iniciando um êxodo masculino.
Nos dados pesquisados sobre o contingente populacional no Anuário do IBGE, verificamos a alteração da população do município no período de 1872 a 1950.

ANO - População
1872 - 12194
1920 - 13544
1940 - 9673
1950 - 9360

Detectamos portanto a partir da década de 40 a primeira alteração social na organização comunitária. A saída dos homens do local é uma referência das mulheres entrevistadas:

- Meu marido era pescador . Ele pescava no mar. É pescador. Em firma de Santos, em firma do Rio. Agora dois anos pra cá ele parou, porque ele não pode mais trabalhar. Tem uma variz na perna. Não pode tá muito no mar. Sem vim em casa, ficava 20 dias, ficava 1 mês. Agente ganhava os filhos, quando passava ali uns dias, sumia, ia embora pro barco. Agente ficava aí no resguardo, com os outros chorando, e ia levando a vida assim.
- Os homens viviam na pesca, fora. Uns, outro, vinha em casa. O meu as vezes mandava dinheiro, dizia que não podia vir, não sei o que. Ficava por lá . Me dava um sumiço, e aí vinha dois meses. Não é fácil não.
- Mas tudo bem, né.