AmeaAção

Até o final dos anos 60 as atividades principais eram: a agricultura de subsistência, pesca, coleta e artesanato. Em pequenas lavouras, com o trabalho familiar, os caiçaras cultivavam mandioca, um pouco de arroz, cana de açúcar e árvores frutíferas. A farinha de mandioca preparada a moda indígena, ainda faz parte das atividades de uma das famílias.
Ainda que a derrubada e a limpeza do terreno fosse trabalho masculino, a carpina ( limpeza de manutenção da plantação) era feita por mulheres, que também participava no plantio desde a infância.

- Mas eu trabalhava na roça. Quando eu solteira trabalhava na roça. Saiu meus dentes na roça. Plantando mandioca. . Quando tempos dos meus pais plantava rama, mandioca batata, cará, cana, tudo nós colhia da roça. Cebola, as batatinhas que meu pai plantava. Colhia café. Nós socava café no pilão, nós torrava café. Pra usar, pra beber, né. Tudo isso. Meu pai pescava. A nossa vida foi assim, nesse tempo.

Freqüentemente a colheita do arroz, era feita na base da cooperação entre as famílias.
- As roças eram só da família, cada família tinha sua roça, quando a família é grande, reunia a família e fazia tudo junto, mas só a família só. Juntava os filhos, a nora, genro. Fazia a família tudo junto, depois dividia né. Os que são casados levava embora sua parte. A não ser assim cada um fazia sua parte, na sua casa.
- Eu ia lá, trabalhava na roça, eu trabalhava na roça, sim senhora, eu era uma filha trabalhadeira que meu pai tinha. Meu pai era trabalhador das terras, o meu marido também era. Eu trabalhei muito nas roças. Trabalhava com vontade, com prazer. Neste tempo assim do verão, eu tava lá arrancando feijão. Botando pra secar. Ih! Trabalhei muito. Eu ceivava mandioca, ajudava a dobrar farinha. Eu era trabalhadeira. Há uns vinte anos não trabalho mais na roça. Cada um fazia pra si mesmo. Muitas vezes agente fazia negócio de ameação, ajudava ela hoje, amanhã ela me ajudava , era assim. Entre as famílias.