A entrada do dinheiro nessa economia ao longo desses períodos, ocorreu inicialmente durante a década de 40 com a saída dos homens para a pesca embarcada. Num segundo momento durante a época da briga contra a Companhia tem-se a entrada de dinheiro proveniente das vendas das posses e, atualmente com o turismo.
Existem praticamente dois tipos de turistas freqüentando essa comunidade. O primeiro tipo é representado pelo turismo individual ou familiar, mais intenso nas férias escolares - verão e inverno - e feriados prolongados e o segundo é turismo de residência secundária. Os turistas utilizando a infra-estrutura dos bares, restaurantes, camping, pousadas, passeios de barco no seu lazer turístico, fazem o movimento da economia local.
Ao se analisar algumas das transformações ocorridas nessa comunidade verificamos que sob o ponto de vista feminino houve melhora como atestam a maioria das mulheres em suas falas, apesar da variante medo ser um constatação de algumas mulheres, esse sentimento veio após a perda do isolamento.

- Porque antigamente era tudo pobrezinho, pobrezinho. Aquelas casinhas de barro. Tinha gente que tinha medo quando chegava gente, se escondia assim , tinha medo né..... quase não tinha nada pra comer, agora tem.
- E agora não, agora agente encontra muita gente de fora, muito carro né, então dá aquele medo né, antes não.
- A Trindade mudou, né. Porque naquele tempo não tinha essas casas aí, né. Era mata. As casa eram de sapé, não tinha material era sapé. Melhorou né, melhorou muito. Mas o pessoá de fora comprou e com o dinheiro da posse das pessoas, fizeram essas casas melhor.