Paraty, município localizado ao sul do estado do Rio de Janeiro possui uma área de 928 km2, população estimada em 27 127 habitantes, no final da década de 90. 85% da Mata Atlântica compõe seu território. É protegido por vários decretos para a preservação ecológica.
Território dos índios guaranis, Paraty vem provavelmente de um vocábulo indígena parati, nome dado a um peixe muito comum na região e que se tornou a espécie mais capturada e consumida.
Fundada no século XVII e elevada a condição de vila em 1660, teve papel importante durante a colonização como centro exportador de ouro, arroz e cana de açúcar. A partir do século XVIII a atividade principal era o cultivo da cana de açúcar, quando os engenhos se estabeleceram na região.

O 2o. distrito de Trindade, alvo do presente trabalho, situa-se no extremo sul do município de Paraty, fazendo divisa com o estado de São Paulo. A presença da cultura indígena pode ser observada no modo de vida local. A população genericamente denominada caiçara é fruto da miscigenação entre o índio, o branco e o negro.