CICLOS

Essa é Trindade cuja história vem modificando-se, após 300 anos de isolamento com a introdução da “modernidade”, provocando a alteração uma ruptura no modo de viver local com interferências na organização social tradicional refletidos nas atividades atuais do cotidiano dessa comunidade.
Mantida isolada dos centros urbanos com acesso viável basicamente por mar para o Rio de janeiro e para São Paulo pela precária (até hoje) estrada Paraty - Cunha. Sai dessa situação com a construção da Br 101 , cujo impacto e conseqüência é a crescente desorganização das comunidades litorâneas a partir do final da década de 60 (início de construção da estrada), ficando a manutenção das culturas tradicionais ao longo da costa brasileira, prejudicada pela destruição de importantes ecossistemas naturais e sociais.
A história local apresenta períodos identificados no estudo que introduzem cortes significativos na organização local, interferindo nas relações sociais, econômicas, culturais e religiosas, que foram separados em ciclos para melhor entendimento do processo de transformação que vem passando essa comunidade.
Trindade é formada por sete praias : Brava, Cepilho, de Fora , de Baixo, do Pontal, Cachadaço e Figueira. Localizada a 24 Km do Centro histórico de Paraty, no litoral sul fluminense, é rodeada pela serra da Bocaina cuja altitude chega a 1500 m. e pelo oceano Atlântico.